• Skip to main content

Rodrigo e Beta

www.instagram.com/rodrigoebeta | www.youtube.com/rodrigoebeta

  • Receitas
    • Com whey protein
    • Proteicas
    • Doces
    • Salgadas
    • High Carb
    • Low Carb
    • Sem glúten
    • Sem lactose
    • Lanches
    • Bebibas
  • Lifestyle
    • Restaurantes
    • Viagem
    • Dicas
  • Nutrição
  • Treino
  • Estética
  • Saúde e Bem Estar
  • Vídeos
  • Sobre
    • Sobre nós
    • Anuncie

27/07/2015 11 comentários

Necessidades e prioridades: quais são as suas?

Olá pessoal, é muito bom estar de volta ao blog! Estava na reta final do meu mestrado e por isso precisei me afastar um pouco. Porém agora, com esse ciclo terminado, posso voltar a escrever no Frango com Batata Doce. Aliás, esse é exatamente o assunto do texto de hoje: como as nossas prioridades se organizam e mudam ao longo do tempo.

Todos sabem que a Beta e Rodrigo são muito conhecidos e admirados por seu foco e disciplina. Sempre vejo comentários de seguidores elogiando e almejando um dia serem como o casal. Quem os conhece pessoalmente sabe que o estilo de vida saudável faz sim parte da sua rotina, porém nem sempre eles conseguem manter o mesmo ritmo de treinos e ficar tão firmes na dieta. Um exemplo disso foi na mudança para São Paulo. Nesse período, a falta de estrutura na casa nova, as tarefas relacionadas à mudança, dentre outras coisas, deixaram a rotina do casal mais atribulada e atrapalharam um pouco a dieta e os treinos. Depois de algum tempo, já com a casa montada, academia, etc., eles retomaram suas atividades e puderam voltar a ter o foco e a determinação de antes.

Engana-se quem pensa que isso é um problema ou uma “fraqueza” do casal. Ao longo de nossa vida, muitas coisas acontecem: mudamos, viajamos, adoecemos, celebramos, enfrentamos épocas mais difíceis no trabalho ou na faculdade, etc. Natural, portanto, que nesses diferentes períodos aquilo que nos preocupa, que demanda nossa maior atenção e energia, mude. Em cada situação temos algumas necessidades que se tornam mais importantes do que outras, e é um movimento saudável do ser humano voltar sua atenção para a resolução daquilo que está mais urgente. Quando a necessidade que está “à frente” das outras é solucionada, ela já não precisa de tanta atenção e pode dar lugar a outras preocupações e interesses.

Isso significa que, por mais que estar em forma e ser saudável sejam coisas importantes na vida de muitas pessoas, nem sempre é possível manter a mesma determinação e despender tanto tempo para alcançar essa meta, uma vez que ao longo da vida estamos sempre diante de novos desafios e situações inesperadas. É fundamental poder reconhecer qual necessidade é mais importante no momento, usar a maior parte de nossa energia para atendê-la da melhor forma possível, para então retomar os outros interesses que ficaram momentaneamente em segundo plano. Cobrar-se o mesmo foco e a mesma disciplina com a dieta e com a academia por todos os momentos da vida pode ser um caminho em direção a frustração, pois quando nos obrigamos a dividir nossa atenção entre diversas necessidades, buscando realizá-las com a mesma performance de sempre, não conseguimos nos concentrar direito em nenhuma. Porém, isso não quer dizer que devemos “chutar o balde” e não ligar para a saúde e para a aparência quando estamos preocupados com outras coisas, mas apenas reconhecer que, em determinados momento, esses dois aspectos não são tão importantes e ficarão temporariamente em segundo plano.  Rodrigo e Beta, por exemplo, nunca deixam de buscar alimentos saudáveis e fazer exercícios, embora nem sempre o façam de forma tão rigorosa e focada.

Cabe salientar que as pessoas possuem necessidades diferentes e que a importância de estar mais magro (ou mais forte) e ser mais saudável não é a mesma na vida de cada um. É importante refletir se esse desejo de um estilo de vida mais “fit” é genuíno e saudável ou imposto pelo meio que nos cerca. Muitas pessoas se cobram desempenhos e resultados iguais aos das celebridades e atletas e não percebem que, na verdade, em suas vidas isso não é tão necessário assim. As necessidades que não são naturais e autênticas, mas impostas por uma exigência interna ou externa, tendem a ter menor motivação e energia envolvida.  O resultado é uma dificuldade da pessoa em manter aquilo que se propôs e uma eterna insatisfação e cobrança de si mesmo. Por isso, diante da dificuldade em se manter em uma rotina pesada de exercícios ou em uma dieta rigorosa, questione-se se isso é realmente necessário para você e se, nesse momento da sua vida, essa é de fato sua prioridade. Caso a resposta seja não, concentre suas energias e expectativas naquilo que se apresenta como mais importante e urgente, para depois retomar o foco na rotina e na dieta, da forma como for possível e funcional para a sua vida.

Filed Under: Saúde e Bem Estar

About Mabel Pereira

Psicóloga Clínica. Graduada pela UFRJ, especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ, mestranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Membro do corpo técnico e docente do Dialógico - Núcleo de Gestalt-terapia. Atende em Copacabana e na Barra. Contato: [email protected]
CRP:05/32104

Reader Interactions

Comments

  1. Eduardo says

    05/08/2015 at 12:40 PM

    Mabel, simplesmente muito obrigado pelo texto. Muito bom e com certeza ajudará muitas pessoas.
    Abraço, Eduardo.

    Responder
  2. Aline Donnamaria Zacche says

    30/07/2015 at 11:26 AM

    Texto maravilhoso e que despertou uma boa reflexão! Tenho tido muita dificuldade em me focar numa rotina “Fit” como fazia antes da gestaçao, e agora, mesmo 1 ano apos a rotina de mãe ainda encontro obstaculos. Talvez eu mesma os crie..rs.

    Responder
  3. Jandira says

    28/07/2015 at 11:57 AM

    Muito esclarecedor. Estou nessa fase de ter tantas responsabilidades que a dieta – que antes era tao natural – esta sendo mais um peso, um fator estressante. Era Paleo e amava, mas aquela sensaçao de querer “desestressar” nos fins de semana foi me deixando cansada da dieta, que não admite tantos furos quanto a tradicional. E agora estou com essa sensação de frustração, pois nunca “não consegui” fazer dieta… e nao consigo desapegar como voce aconselha…
    =(

    Responder
    • Mabel Pereira says

      28/07/2015 at 12:36 PM

      Oi Jandira, não é uma questão de “desapegar”, mas de você compreender que nesse momento a dieta não é sua prioridade e que, para dar conta de todas as responsabilidades que você fala, precisará ficar um pouco menos rigorosa. Então acredito que o mais importante seria você rever o seu grau de exigência com você mesma. Não conseguir fazer dieta (à risca) é algo que todo mundo passa em algum momento.
      Lembrando que um profissional de psicologia pode te ajudar muito, pois na terapia você poderá rever e ajustar essas expectativas e responsabilidades de forma mais saudável!
      Boa sorte!
      Beijos

      Responder
      • Jandira says

        28/07/2015 at 3:45 PM

        Entendi.. Muito obrigada pela ajuda!!! Irei sim rever meus conceitos e reorganizar minhas prioridades. Beijos!

        Responder
  4. Paulla says

    28/07/2015 at 10:37 AM

    Oioii.. adorei o texto.. Realmente temos que saber lidar com as situações cotidianas e rever como tudo isso influencia na nossa rotina.. Bjooos

    Responder
  5. Vanessa says

    28/07/2015 at 9:24 AM

    Achei fantástico o texto! Parabéns!

    Responder
  6. Vivi says

    27/07/2015 at 8:45 PM

    Adorei o texto. Bom para refletir que na vida acontece de tudo, mas temos que saber lidar com isso e ao mesmo tempo não desistir da alimentação saudável e dos exercícios !

    Responder
  7. Laíse says

    27/07/2015 at 12:45 PM

    Gente, essa menina é um achado. T0dos os posts dela são impecáveis, retratam profundamente a realidade do que a maioria sente. Parabéns, Mabel!!!

    Responder
    • Mabel Pereira says

      28/07/2015 at 8:56 AM

      Obrigada Laíse! Bjs

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021 Rodrigo e Beta | Frango com Batata Doce